História
A Casa do Povo situa-se na vila de Vilarandelo entre a Terra fria e a Terra quente do concelho de Valpaços.
A área geográfica de intervenção da instituição é constituída pelas seguintes freguesias: Vilarandelo, Alvarelhos, Barreiros, Ervões, Santa Valha e Sonim.
A Casa do Povo de Vilarandelo foi fundada em 3 de Junho de 1942. Após a sua fundação e em tempos muito difíceis começou por servir a “Sopa dos Pobres”, feita em potes de ferro, aos mais carenciados, que eram muitos.
Após aquisição e remodelação da sua sede, sita no centro de Vilarandelo, na Rua Dª Amélia Castelo, a Casa do Povo dedicou-se quase exclusivamente às áreas social e desportiva, das quais destacamos o cinema, Banda Musical, Rancho Folclórico, Jornal “Expresso”, hoje “Arauto”, futebol, Ténis de mesa, etc.
O primeiro equipamento social a abrir foi o Jardim de Infância de S. Francisco d’ Assis, fundado a 9 de Novembro de 1981, constituído por 2 valências: creche (30 crianças) e pré-escolar (50 crianças), que conta, desde a sua fundação, com a presença e coordenação pedagógica das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.
A 15 de Março de 1999 abre o Centro Comunitário de S. Vicente, composto pelas valências de Centro de Dia, com capacidade para 25 idosos; Apoio Domiciliário com acordo para 85 utentes, Apoio Domiciliário Integrado para 15 utentes, Centro de Actividades Tempos Livres para 40 crianças, Atendimento Integrado até 400 utentes e Centro de Apoio a Dependentes com 6 camas, estas três últimas valências encontram-se encerradas actualmente.
Mais tarde, foi proposto, pelo Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real, à Casa do Povo, a abertura de um Centro de Acolhimento Temporário (CAT), dada a lacuna existente de respostas sociais no distrito para crianças em risco. Desafio que a Casa do Povo aceitou com o empenho e dedicação que caracteriza a Direcção, técnicos e funcionários da instituição, tendo sido fundado a 1 de Outubro de 2000, com início de funcionamento a 1 de Fevereiro de 2001, com capacidade para acolher 15 crianças ou jovens e entretanto alargada para 20.
Em Fevereiro de 2007, a Casa do Povo de Vilarandelo estabelece um contrato de Prestação de Serviços com os CTT, Correios de Portugal, para que Vilarandelo não fique com menos este importante serviço na freguesia.
A 1 de Junho de 2008, no âmbito de um Protocolo celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real, iniciou funções a Equipa de Acompanhamento ao Rendimento Social de Inserção (RSI), abrangendo 120 agregados familiares do concelho de Valpaços. Actualmente a equipa faz o acompanhamento da grande maioria de beneficiários que usufruem do RSI, sendo definido para cada um deles um Programa de Inserção.
No final do ano de 2009, 2 de Dezembro, abre o Lar de Idosos da Casa do Povo de Vilarandelo, com capacidade para 30 idosos, equipamento social prioritário tendo em conta que a população idosa residente em Vilarandelo e nas freguesias da área de acção da Casa do Povo é elevada e que o leque de respostas sociais que já se encontravam ao dispor da população não supriam as necessidades de muitos idosos.
Em Agosto de 2014, é aprovada a abertura da Sala de Actividades no piso 0 e o Piso -1 da resposta social Lar de Idosos conferindo a capacidade de mais 30 utentes, dando resposta à enorme procura de utentes para esta valência da instituição, sempre com a capacidade máxima preenchida e com uma lista de espera considerável.
Todos estes anos, a Casa do Povo de Vilarandelo, tem também desenvolvido a sua actividade em prol da cultura, do desporto e das áreas social e formação profissional.
Hoje com cerca de 100 colaboradores aposta cada vez mais na qualidade dos serviços que presta, encontrando-se, desde Março de 2013 com Certificação da Qualidade no âmbito do Norma ISO 9001 em todas as respostas sociais e posteriormente segundo o Manuais da Qualidade da Segurança Social, nível B, através da entidade certificadora SGS.
© 2025 Junta de Freguesia de Vilarandelo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições